Turismo Sustentável
18 de outubro de 2019
PIC’S Práticas Integrativas Complementares para Saúde
29 de novembro de 2019

Pilar Agroecologia


O projeto no Horto Agroflorestal da Associação Despertar Trancoso, teve início em 2019, com o propósito da produção de uma horta orgânica dentro da cidade através de técnicas de permacultura. Equipe, alunos e familiares aprenderam técnicas de bioconstrução através de mutirões, plantações, colheitas, alimentação saudável, educação ambiental entre outros temas que foram abordados durante o ano.

Com o passar dos anos o Horto ganhou uma estrutura para as aulas de Culinária Saudável e workshops de gastronomia. Um Galpão de armazenamento de sementes e insumos, e está em execução o projeto do banheiro ecológico.

Em 2024 o Projeto COFRA patrocinou os cursos de Agroecologia e Jardinagem, Culinária saudável e auxiliar de cozinha e o curso interdisciplinar de Educação Ambiental, onde todas as turmas possuem aulas 1 vez por mês sobre Meio Ambiente.



Com o patrocínio para a construção de uma cozinha externa, foi possível ter aulas de Culinária Saudável e Auxiliar de Cozinha. As alunas e alunos, conhecem os diferentes tipos de cortes de legumes e verduras, enquanto aprendem a beneficiar os produtos da horta orgânica da ADT, produzindo compotas, geleias, pastas, conversar de temperos e opções saudáveis de lanches e aperitivos.

Os produtos feitos, pelas alunas, são vendidos para angariar fundos para a Associação. Durante a participação da turma de culinária em uma feira no Quadrado de Trancoso, foi estipulado uma colaboração espontânea para os produtos oferecidos, como uma forma de estimular o ato da doação, para uma entidade do terceiro setor.



Esse curso tem formato interdisciplinar e passa por todas as turmas dos Pilares da ADT. Desde os cursos para crianças e jovens até os cursos para Adultos. Aprender sobre biodiversidade local, do meio em que vivemos, é de grande importância principalmente por se tratar de um destino, turístico. Nessas aulas, vemos como a ação do homem provoca alterações no bioma natural de Porto Seguro. Além da ação do Turismo predatório, tais como: festas com barulho excessivo, maior quantidade de lixo em períodos de alta temporada, o excesso de veículos e a falta de compensação de gás carbônico emitido pelas empresas de transporte e distribuidoras. Como isso tudo gera um impacto negativo para o destino e como trabalhar para amenizar esses impactos.

Nas aulas também são apresentadas as conservações naturais da Sul da Bahia, fauna flora e assuntos sobre consciência ambiental focada em turismo sustentável.


Armazenamos cookies para melhorar e personalizar sua experiência de navegação. Ao continuar, concorda com o uso do mesmo.
Política de Privacidade