EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Presente em todas as nossas aulas, oficinas e articulações, a educação ambiental permeia todas as nossas ações. É este núcleo também que abriga o MAMA Trancoso (Movimento Ambientalista Mukaú Aponem (“encontro feliz”, na língua pataxó), criado no início de 2017. O MAMA Trancoso acolhe dez jovens, entre 16 anos a 25 anos, que se reúnem cinco vezes por semana, em aulas de três horas diárias.

Cada estudante do MAMA recebe um incentivo (ajuda de custo) e uma cesta básica por mês, para concentrar-se nos estudos. Em contrapartida, é exigida a presença em todas as aulas e oficinas de Educação Ambiental (biologia, botânica e reciclagem), Audiovisual (teoria, manejo e prática de ferramentas de mídia), Empoderamento Juvenil (organização e articulação social), além de acompanhamento psicológico.

Os resultados dos estudos e das ações desenvolvidas são mostrados em curtas produzidos pelos próprios alunos que são divulgados nas redes sociais, pesquisas de campo com a comunidade, artesões, barraqueiros de praia e atividades realizadas em locais públicos (como o jardim suspenso na Praça da Independência), entre outras ações.

To TopSalvar