ARTE E CULTURA

O núcleo Arte e Cultura do Despertar traz a conscientização da importância das artes nas comunidades pelo fato de integrar várias pessoas com características e personalidades diferentes dentro de um determinado contexto. A arte está em todo lugar, ela faz parte da nossa cultura e da nossa história. Cultura e história tem tudo a ver com Turismo. Em um entorno turístico onde o Despertar atua, inserir arte e cultura em seus projetos é extremamente importante no desenvolvimento de um povo, dando-lhe nova visão de mundo.

Conhecer a arte que é praticada pela comunidade ou pelo grupo cultural a que pertencemos é fundamental para construirmos a nossa própria identidade. Arte é sempre inspirada pelos sentimentos e emoções. É uma atividade criadora aliada na recuperação da saúde física e mental. Alivia os sintomas de diversas doenças, melhora o aprendizado das crianças e adolescentes e controla a hiperatividade. Exige da pessoa reflexão, concentração e organização das ideias, pensamentos e hábitos de trabalho, a pessoa se educa. Melhora a autoestima, diminui o nível de angústia, estresse e de ansiedade, possibilita lidar de forma mais saudável e equilibrada com as dificuldades do cotidiano. Tudo isso vai de encontro com a proposta inicial do Despertar e foi comprovado dentro da Associação no decorrer desses 8 anos de história que os alunos que fazem um curso de capacitação junto com uma oficina artística e cultural tem muito mais desenvoltura, assimilam melhor os conteúdos dos cursos técnicos e sua auto estima aumenta, ingressando com maior facilidade no mercado de trabalho. Alunos que não fazem nenhuma oficina de artes ou esportes demonstram maior dificuldade de assimilação e desenvoltura.

Dentro da proposta do Turismo Sustentável esse núcleo incentiva o TURISMO CULTURAL , sua preservação e resgate através de apresentações teatrais e danças, exposições de telas e artesanato com reciclagem, etc. Estimula e valoriza a cultura e os artistas locais.

To TopSalvar